sexta-feira, 16 de setembro de 2016

MONTAGNER

Morreu mais um palhaço,
deixou entre as montanhas
uma sereia.

E sereia é coisa séria.

Sempre desconfiei daquela lágrima pintada na cara dos palhaços.

O palhaço mora dentro daquela lágrima.

Ele é o paraíso das crianças e tem,
contudo, o dom terrível do susto.

Ele é o dono dos balões que fazem flutuar os amadores
os poetas
os sonhadores.

Todos os palhaços não cabem numa só criança.
tampouco um palhaço só.
mas palhaço é só.

O palhaço tem sempre aquele ventilador do filme.
O ventilador é também uma sereia.

Quem me dera ser palhaço e me afogar dentro daquela lágrima,
fazendo o mundo girar e dançar, feliz, sob o canto ventilador
daquela sereia.

Aquela lágrima retumba na minha cabeça em todo o poema que escrevo.

Lembrando que em toda graça, em toda risada alcançada,
há uma gota de rio...

Um rio Santo,
porque se rio por último
- dentro d'água daquela lágrima - 
rio melhor.

As vezes, nos balões em que flutuam amadores,
tem palhaços,
tem padres.

Se só rio
é porque a vida é uma operação dialética
que resulta no palhaço, o Santo,
e no padre, o palhaço.

Santo, Palhaço, Rio, Sereia:
em tudo, ávida, há vida.

É preciso rir (eu rio!)
diante das tragédias,

Aprender com aquela lágrima estampada na cara do palhaço.

... Porque palhaço também é coisa séria!

É a gente que escolhe se os balões carregam
palhaços (do bem ou do mal), padres, sereias
ou um ventilador.

Entre o rio e a montanha,
perdemos o palhaço Santo.

É preciso ir além,
porque se mergulhar na lágrima,
eu mergulho, eu rio.

Eu Rio pralém da Montanha,

E pralém da Morte,
Montagner.

______________________________________________
Imagem extraída de: http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/tv/montagner-foi-palhaco-de-circo--e-mais-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-ele-5cp5f9abhfz6ywqfdwctcam12 

Nenhum comentário:

Postar um comentário