AULAS & UTOPIAS PEDAGÓGICAS

Neste espaço, aulas e demais materiais para intervenções pedagógicas. Geralmente em links do google docs para que não façamos algo impraticavelmente longo.
Critiquem odeiem usem e, em tudo isto acontecendo: aperfeiçoem, revolucionem!
Se falamos de educação: "Sejamos realistas, desejemos o impossível"!
__________________________________________________________________________________

1. Sobre a Violência e o Sagrado. (Aula de filosofia a partir da obra de René Girard, para o Ensino Médio) [08/08/2011]

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9jdKgHH4yxRNzI2OTBiNzktYTM5ZS00N2FiLWExMjAtODZkNmRhNDRhZjUw&hl=en_US
__________________________________________________________________________________

2. Sobre o romance Macunaíma de Mário de Andrade. (Aula de Literatura para Ensino Médio [08/08/2011]

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9jdKgHH4yxRODg3YWNlNGMtODlmNi00ZTAxLWExYjItMDQ2NGU0MzQ5Yzkw&hl=en_US
__________________________________________________________________________________

3. Sobre a Revolução Industrial (Aula sobre "Revolução Industrial" para o Ensino Médio - com tudo que precisa: conteúdo, exercícios e com as costuras (e alfinetadas) do Professor). Material um dia publicado no saudoso jornal (papel e on-line) O PortAberta .... Bons tempos!!!  [08/08/2011]

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9jdKgHH4yxRYTI0Mjc0MjYtMjBiZC00OTZlLTgwZGMtZTJlNjZlNDRhZjYz&hl=en_US
__________________________________________________________________________________

4. Aula Magna do Curso de História. (Essa é uma adaptação das bases de Historiografia que uso em cursos universitários - obviamente, uma base bem light, já que este é para a abertura do curso de história no Ensino Médio (e, porque não, do fundamental-2?). É legal o professor, depois de colocar/apresentar a postura do historiador, ensinar para o aluno algumas técnicas de estudo como fichamentos, resumos, cotejo de materiais, etc. Mais que isso, é legal estudar história com o aluno em sala... Sala de aula é lugar de estrudo: você já parou para pensar que você ensinou a vida toda seu aluno "a calar a boca e ouvir sua aula"? Como você quer que ele faça um resumo, um fichamento.... Ninguém nunca fez um para ele ver....
Então deixa de ser bobo, use esta aula magna... deforme, torça e mostre para seu aluno que você é professor porque sabe fazer e não porque pensa que sabe mandar!!!!!) [12/09/2011]

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9jdKgHH4yxRY2MzYTM4ZGYtOTc4My00MjhkLTkxZmEtNDdiNTM4ODAyOWRk&hl=en_US
____________________________________________________________________________________

5. Grécia e Roma - Materialismo dialético e Antiguidade Clássica. (Gosto muito desse material. Ele presta muitos serviços ao professor de história: 1.Mostra o método materialista dialético - não sou marxista, mas acho que o professor deve apresentar o método que usa em sala e o marxismo é, por vezes, um método que cedo ou tarde recorremos; 2. Traz texto não redundante: já reparou que o ensino médio e pré-vestibulares são o mundo mágico da redundância? O esquema da lousa repete a apostila que repete o exercício, gerando no aluno a falsa sensação de que história é fácil (e, claro, de que o professor é onisciente e onipresente). Não, o texto deste material toma o esquema de lousa ali colocado para tecer análises e apresentar o recorte metodológico. É mais difícil, mas é honesto, inteligente e verdadeiro (sem maquiagens marketológicas). 3.Traz a lousa para o professor (acho um saco ficar decorando datas), você escreve menos porque já está no resumo e pode usar a lousa para outros textos e esquemas que você queira trazer; 4. Traz exercícios: eu sempre seleciono exercícios diferentes para tentar abordar os aspectos metodológicos mais diferentes e completos para o aluno. Pau na máquina, chefe! [12/09/2011]

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9jdKgHH4yxRNjBkNGYzNmEtMTM4ZC00NWMyLTg0MjItMjEwY2QyN2IwOWQ5&hl=en_US
_____________________________________________________________________________________