Mostrando postagens com marcador Aikido poesia e filosofia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Aikido poesia e filosofia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 2 de maio de 2012

MOROTETORI


Seria possível apreciar o inimigo?
aprender com o inimigo?

Qual é o lugar em que a ofensa não existe?
 – No coração que é leve.

E quando ofendem nosso coração?
Aí me pergunto:
 – Meu coração é leve o bastante para não carregar ofensas?

Se a dureza dos outros nos magoam,
eu me pergunto:
 – É, meu coração, tão flexível?

A dureza é amiga de tudo aquilo que quebra.
Duras são as juntas dos enfermos,
flexíveis as do jovem.

Mas não choram, as crianças, quando caem?
Mas choram de susto,
raras vezes sentem dor.

Quantas vezes ainda somos crianças?
Mas crianças de corações duros?

Se todo golpe é um presente,
toda energia é uma dádiva...

Por que a desprezaria?
Por que a recusaria?

Sou fraco, e assim não posso...
Ou sou fraco porque não quero?

Se o golpe é assim tão forte,
porque ele não passa suave?
... deslizando ao lado: suave nas águas do lago,
...sempre em paz?

Se o coração é leve,
posso ver, sem sustos,
na clareza da verdade de que a vida é somente o nada,
e que não há golpe algum.

Toda energia passa,
eu passo e tudo simplesmente passa,
E só o nada é estável.

Porque não há nada para acertar.
Não há nada para revidar.

Se tua força cai sobre mim,
que eu a veja, que eu não a recuse,
mas que eu não a tenha: não é minha.

Se tua força é assim tão grande,
pois que passe como a chuva,
pois que, tempestade, lave meu rosto
e molhe minhas plantas,

Mas que eu não a contenha,
porque não posso ter o que não é meu.

Saber do não ter da vida,
porque viver é ver o tempo nos perder,
desapegar-se tanto,

A ponto de deixar que a energia passe,
Para deixar que a vida flua.

Isso é aikido.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

UKEMI


O Aikido é a doce arte na qual se aprende a amar o chão.

Reconhecer o solo como textura, como doçura: o aikidoista é o amigo do chão.

Quantas vezes as pessoas reclamam ou praguejam por suas quedas diárias? Entretanto, são as topadas e tropeços os grandes protagonistas de nossas vidas: são eles que nos trazem o imprevisto, que recortam nossos desejos de modo tão exato que transformam nossas mais ingênuas pretensões nas mais ásperas durezas do cotidiano. O dia-a-dia real é feito de tropeços, quedas, topadas.

Sem as “quedas” nossa vida seria ideal. E assim concluímos que nossos ideais estão errados, pois queremos uma vida sem “quedas”. Moramos num planeta, numa realidade que propõe duas questões inelutáveis: as coisas caem (chamemos gravidade), a vida finda (chamemos morte)... E vivemos uma vida que almeja vida eterna (quando o valor da vida é dado pela presença da morte) e esperamos um cotidiano que recuse os tropeços (quando é a queda que aponta o único e verdadeiro sentido para as coisas, a imprevisibilidade do chão).

Talvez haja, sim, nisso tudo, algo de oracular, já que é do solo que surge a vida. A gravidade é a força mágica que a todo o tempo nos aponta de onde viemos e para onde voltaremos. A vida é um fenômeno que parte do solo; se biblicamente temos que o homem veio do barro, concluiremos que foram necessárias duas coisas para a nossa vida: a terra (a massa mágica que constitui o chão) e a água (substância mágica que alimenta, que possibilita a vida, que cabe em qualquer canto, em qualquer vaso, que se adapta, que flui e, veja, sempre acompanha a gravidade).

O aikido é a arte de amar o solo

O aikido é a arte de aceitar o chão

Quem o chão aceita, vive com verdade a vida:

Não se vive a vida sem queda.

Quem o chão aceita vive com inteireza a vida:

Não se pode tudo saber só olhando para o céu.

Quem o chão aceita vive a vida plena:

Ser humano é se reconhecer nos percalços e nos tropeços da vida.

Quem faz aikido deve saber da queda,

Deve, na queda, encontrar-se.

Quantas vezes, de joelhos, a humanidade temeu os céus?

Mesmo em seiza, não percebiam a resposta:

Nem somente o céu, nem somente o chão...

O verdadeiro humano se faz como a água:

Flui entre a terra e o céu.

Fluir apesar da aridez do solo e,

fluindo, possibilitar a vida...

Isso é um ato de amor

Isso é Aikido


___________________________________________________________________

Imagem colhida de: http://www.diburros.com.br/2009/06/aikido/ (Ao Marcelo Braga, muito obrigado!)

Veja também: http://www.diburros.com.br/